A gengivite, doença da gengiva, normalmente se desenvolve devido à infecção bacteriana causada por crescimento exagerado da placa. Outras infecções fúngicas ou virais podem também causar isso. O tratamento pode depender da gravidade. A gengivite é uma inflamação das gengivas, geralmente causada por uma infecção bacteriana.
Se não tratada, pode se tornar infecção mais séria conhecida como periodontite. Gengivite e periodontite são causas principais de perda de dente em adultos, segundo American Dental Association.
Tipos de Infecções de Gengiva
A gengivite é geralmente causada por um crescimento exagerado de placa dental. Além da higiene dental incorreta, pode haver muitos fatores contribuindo, como:
- Certos remédios, como fenitoína, ciclosporina, bloqueadores de canal de cálcio, e remédios orais ou injetáveis de controle de natalidade (estes remédios podem causar gengivite ou piorar porque podem levar a um crescimento exagerado de tecido da gengiva e fazer da placa difícil de remover).
- Deficiências severas de vitamina C.
- Mudanças hormonais, incluindo durante a gravidez e menopausa.
- Leucemia.
- Metais pesados como níquel, que pode ser encontrado em alguma jóia.
- Exposição ao bismuto, que pode ser encontrado em alguma maquiagem.
Há alguns tipos de infecções de gengiva causando gengivite que não são relacionadas ao crescimento exagerado de placa. Estes incluem:
- Certas infecções virais ou fúngicas, como sapinho.
- Dente impactado, ou dente que não emerge completamente, se isso acontece, o trecho da gengiva sobre o dente pode reter restos e causar gengivite.
Causas da Gengivite
A gengiva realmente se une ao dente em ponto inferior do que as bordas da gengiva que são vistas. Isso forma um pequeno espaço chamado de sulco. O alimento e placa podem ficar presos neste espaço e causar infecção da gengiva ou gengivite. Placa é um filme fino de bactéria. E constantemente forma na superfície do dente. Conforme a placa avança, endurece e se tornar tártaro.
Pode desenvolver uma infecção da gengiva quando a placa se estende abaixo da linha da gengiva. Se não tratada, a gengivite pode causar as gengivas se separarem dos dentes. Isso pode causar:
- Ferimento do tecido mole e osso apoiando o dente.
- O dente fica solto e instável.
- A perda de dente, se a infecção progride.
Quais São os Sintomas de Gengivite e Periodontite?
Muitas pessoas não estão cientes que têm doença da gengiva. É possível ter gengivite sem qualquer sintoma. Porém, o seguinte pode ser sintoma da doença de gengiva:
- Gengivas vermelhas, sensíveis ou inchadas.
- Que sangram quando escova ou passa fio dental.
- Gengivas que se afastaram dos dentes.
- Dentes soltos.
- Mudança em como os dentes se encaixam quando morde.
- Pus entre os dentes e gengiva.
- Dor ao mastigar.
- Dentes sensíveis.
- Dentaduras parciais que não mais se encaixam.
- Odor forte desagradável que não desaparece após escovar os dentes.
Quando Visitar o Dentista?
É importante contatar o dentista se achar que pode ter doença da gengiva, porque pode ainda ser revertido em estágios iniciais. Contatar o dentista se tiver sintomas de doença da gengiva. Sinais iniciais são geralmente gengivas que são vermelhas, inchadas, e sangrando facilmente.
Tratamento da Gengivite
Deve praticar boa higiene geral para tratar gengivite. Deve também cortar o fumo, e controlar diabetes se vive com esta condição. Parar de fumar pode ser difícil, mas o médico pode ajudar a construir um plano de cessar que funcione para si. Outros tratamentos incluem:
- Limpeza profunda dos dentes.
- Remédios antibióticos.
- Cirurgia.
Limpeza dos Dentes
Há várias técnicas que podem ser usadas para limpar profundamente os dentes sem a cirurgia. E todos removem placa e tártaro para prevenir irritação da gengiva:
- Descascar – Descascar o dente remove o tártaro de cima e abaixo da linha da gengiva.
- Alisamento radicular – Isso suaviza manchas ásperas e remove placa e tártaro da superfície da raiz.
- Laser – Este tratamento pode remover o tártaro com menos dor e sangramento do que descascar e alisamento radicular.
Remédios
Vários remédios podem ser usados para tratar doença da gengiva:
- Enxaguante bucal antisséptico contendo clorexidina podem ser usados para desinfetar a boca.
- Chips antissépticos de liberação com tempo contendo clorexidina podem ser inseridos em bolsas após alisamento radicular.
- Micro esferas antibióticas feitas com minociclina podem ser inseridas em bolsas após descascar e alisamento.
- Antibióticos orais podem ser usados para tratar áreas persistentes de inflamação da gengiva.
- Doxiciclina, um antibiótico, pode ajudar a evitar as enzimas de causar dano do dente.
Cirurgia
Se a gengivite é grave, especialmente se causou qualquer perda de gengiva ou tecido ósseo, pode precisar de cirurgia. Tipos de cirurgia de gengiva, que são realizadas por um periodontista, incluem:
- Cirurgia de retalho – Este é um procedimento onde as gengivas são levantadas de volta enquanto a placa e tártaro são removidos de bolsas mais profundas. As gengivas são então suturadas em lugar para encaixar confortavelmente ao redor do dente.
- Enxertos ósseos e de tecido – Enxerto pode ser usado quando os dentes e mandíbula estão muito danificados para curar. A cirurgia de enxerto de gengiva usa tecido da parte de cima da boca para cobrir a raiz de dente exposta. Isso ajuda a prevenir perda adicional de gengiva e de osso. Para enxerto do osso, o médico vai começar com um procedimento parecido à cirurgia de retalho, mas vão colocar um enxerto de osso para encorajar o corpo a regenerar qualquer osso e mandíbula perdido.
- Aumento da coroa dentária – Algumas pessoas com gengivite podem ter tecido excessivo de gengiva. Se este for o caso, um periodontista pode remodelar a gengiva e tecido do osso para expor mais dos dentes. Isso pode também ser necessário antes de certos procedimentos cosméticos ou restauradores nos dentes.