Distúrbios da articulação temporomandibular, ATM, afetam a articulação da mandíbula e músculos que controlam a mandíbula. E pode ser desafiador diagnosticar e tratar, por causa de quão complexa esta articulação é. Em torno de 12 por cento das pessoas nos Estados Unidos vivenciam ATM em algum momento.
Mulheres são afetadas mais frequente do que homens, com 9 mulheres para cada 1 homem vivenciando dor severa e movimento de mandíbula restrito. Entender as causas, sintomas e opções de tratamento disponíveis para ATM é essencial para pacientes e médicos.
O que É a Articulação Temporomandibular?
A articulação temporomandibular é uma articulação complexa que movimenta horizontalmente e verticalmente. A articulação temporomandibular está localizada na base do crânio. Comumente referido como ATM, permite o movimento exigido para mastigar e conversar. A articulação conecta com a mandíbula, que é a mandíbula inferior, e o osso temporal, que está no lado do crânio.
Desde que ATM permite o movimento para cima e para baixo assim como de lado a lado, é uma das articulações mais complexas no corpo. Isso pode fazer dos distúrbios ATM severos difíceis para tratar com eficiência.
O que São Distúrbios ATM?
Distúrbios ATM são condições que afetam ATM especificamente. Há uma gama de sintomas possíveis, que pode causar quantidades variáveis de desconforto. Distúrbios ATM são uma categoria ampla, e o termo inclui muitas causas possíveis. Como tal, há variedade de opções de tratamento disponíveis.
Médicos podem diagnosticar distúrbios ATM com base em gama de sintomas, incluindo dor persistente ao redor da mandíbula e movimento restrito da mandíbula. A maioria dos distúrbios ATM vai se resolver com período curto, geralmente dentro de 2 meses. Alguns casos, porém, pode estar em andamento ou acontecer novamente.
Quais São as Causas?
Há muitas causas possíveis de distúrbios ATM. Algumas causas conhecidas incluem:
- Ferimento físico.
- Artrite.
- Ranger ou cerrar os dentes durante o sono.
- Doenças autoimunes.
- Cirurgia dental.
- Infecções.
Outras causas podem ser genéticas, hormonais ou do ambiente. Por exemplo, violinistas foram notados a vivenciar distúrbios ATM em taxa maior do que a população geral, desde que seu trabalho envolve segurar um instrumento sob a mandíbula. Isso pode causar tensão, que leva aos distúrbios ATM.
Foi observado que mulheres vivenciam distúrbios ATM em taxa maior do que homens, assim pesquisadores estão agora olhando para causas hormonais para ATM. Enquanto a causa não seja precisamente entendida, pesquisadores esperam que investigar a associação entre o hormônio feminino estrogênio e distúrbios ATM se provará útil.
Quais São os Sintomas?
Há uma gama de sintomas associados com ATM, incluindo:
- Dor.
- Sons.
- Movimento restrito.
Como Funciona o Tratamento?
Há uma variedade de opções de tratamento disponíveis:
- Mudanças no autocuidado e estilo de vida.
- Tratar condições existentes.
- Cirurgia.
Mudanças no Autocuidado e Estilo de Vida
Em muitos casos, as pessoas podem com sucesso tratar distúrbios ATM em casa. As mudanças de autocuidado e estilo de vida podem ser suficientes para lidar com sintomas de leve a moderado. Os tratamentos de autocuidado recomendados podem envolver reduzir movimento da mandíbula. Quando o descanso é recomendado, isso poderia envolver:
- Evitar mastigar chiclete.
- Comer apenas alimentos macios.
- Evitar apertar ou colocar tensão na mandíbula.
Por outro lado, os exercícios gentis podem ser recomendados como alongar um pouco a mandíbula. Massagear os músculos afetados ao redor da mandíbula pode também ajudar. Uma combinação de exercício gentil e repouso pode ser recomendada. Um profissional pode orientar sobre os exercícios mais apropriados para seguir, assim como outras mudanças do estilo de vida que poderiam aliviar os sintomas do distúrbio ATM. Aplicar gelo ou calor úmido pode ajudar a diminuir sintomas.
Tratar Condições Existentes
O tratamento pode incluir uma injeção de esteroide para diminuir a dor e inchaço. Para distúrbios ATM que são causados por condições pré-existentes, opções de tratamento mais específicas podem estar disponíveis. Por exemplo, se o distúrbio ATM for causado por ranger de dentes durante o sono, um protetor bucal pode ajudar a aliviar sintomas. Um dentista pode oferecer um protetor bucal onde apropriado.
Em casos onde distúrbios ATM são causados por condições degenerativas, como osteoartrite, as injeções de esteroide podem ser uma opção de tratamento recomendada. O esteroide, que é injetado na articulação, vai ajudar a aliviar inchaço, reduzir dor e outros sintomas. Em muitos casos, uma redução da dor é vivenciada dentro de 1 semana.
Em alguns casos, uma injeção pode resolver os sintomas de distúrbios ATM de forma permanente, e em outros, pode ser uma solução temporária. Remédios para dor sem receita e de curto prazo podem diminuir o desconforto.
Cirurgia
Em casos mais extremos de distúrbio ATM, a cirurgia pode ser o tratamento mais eficiente para dor e movimento restrito. Um distúrbio ATM pode ser causado por dano para articulação, para músculos ao redor da mandíbula, ou por outra condição. A cirurgia é apenas recomendada quando a articulação real tem algo de errado.
Em casos muito severos de distúrbios ATM, onde o movimento da articulação é extremamente restrito, e sintomas duram longo tempo, a articulação pode precisar ser substituída. Este tratamento é raramente exigido, no entanto. As pessoas devem sempre buscar conselho médico profissional sobre qualquer tratamento, mesmo se o tratamento envolver autocuidado e mudanças básicas do estilo de vida.