Bebidas Energéticas São Saudáveis ou Não?

Bebidas energéticas como Monster, Red Bull podem ajudar a melhorar a função cerebral e aumentar energia. Mas ter atenção com as cheias de açúcar adicionado. Os energéticos são direcionados para melhorar a energia, alerta e concentração. Pessoas de todas as idades consomem os energéticos e continuam a ganhar popularidade.

Mas alguns profissionais de saúde alertaram que estas bebidas podem ter consequências danosas, que levou muitas pessoas a questionar sua segurança. Aqui são apresentados os pontos dos energéticos, oferecendo uma análise extensiva de seus efeitos para saúde.

O que São Energéticos?

Energéticos são bebidas que contêm ingredientes vendidos para aumentar energia e desempenho mental. Red Bull, Monster são exemplos de produtos de bebida energética populares. Quase todas estas bebidas contêm o ingrediente cafeína para estimular a função cerebral e elevar alerta e concentração. No entanto, a quantidade de cafeína difere de produto a produto. Por exemplo, Red Bull com 250 ml apresenta conteúdo de cafeína de 80 mg, e Monster com 473 ml, tem 160 mg de cafeína.

Os energéticos também normalmente contêm vários outros ingredientes. Alguns dos ingredientes mais comuns diferentes da cafeína são listados:

  • Açúcar – Geralmente a fonte principal de calorias nas bebidas energéticas, embora alguns não contêm açúcar e são low-carb amigáveis.
  • Vitaminas B – Desempenham um papel importante em converter o alimento que consome em energia que o corpo pode usar.
  • Derivados de aminoácidos – Exemplos são taurina e L-carnitina. Ambas são naturalmente produzidas pelo corpo e têm papéis em vários processos biológicos.
  • Extratos de erva – Guaraná é provavelmente incluído para adicionar mais cafeína, enquanto o ginseng pode ter efeitos possíveis na função cerebral.

Bebidas Energéticas Podem Melhorar a Função Cerebral

Pessoas consomem energéticos para variedade de razões. Uma das mais populares é aumentar o alerta mental por melhorar a função cerebral. Mas a pesquisa realmente mostra que energéticos podem oferecer este benefício?  Estudos múltiplos confirmam que energéticos podem de fato melhorar as medidas da função cerebral como memória, concentração e tempo de reação, enquanto ainda reduzindo a fadiga mental.

Na realidade, um estudo, em particular, mostrou que beber apenas 500 ml, uma lata do Red Bull, aumentou a concentração e memória em torno de 24%. Muitos pesquisadores acreditam que este aumento na função cerebral pode apenas ser atribuído à cafeína, enquanto outros especularam que a combinação de cafeína e açúcar nos energéticos é necessária para ver mais benefício.

Energéticos Podem Ajudar as Pessoas Quando Cansadas, Mas Podem Causar Problemas Cardíacos em Algumas

A pesquisa indica que as bebidas energéticas podem melhorar a função cerebral e ajudar a permanecer alerta quando cansado. Porém, há também preocupações que os energéticos podem contribuir para problemas cardíacos. Uma análise mostrou que uso de energético foi implicado nos vários casos de problemas cardíacos, que exigiu visitas de emergência.

Além disso, mais de 20.000 idas ao departamento de emergência são associadas com uso desta bebida a cada ano nos Estados Unidos apenas. E múltiplos estudos em humanos também mostraram que consumir energéticos pode aumentar a pressão arterial e taxa cardíaca e reduzir marcadores importantes de função de vaso sanguíneo, que poderia ser ruim para saúde do coração.

A maioria dos especialistas acredita que os problemas cardíacos associados com uso de energético ocorrem como resultado de ingestão de cafeína excessiva. Isso parece razoável, desde que muitas das pessoas que sofreram problemas graves cardíacos após beber energético estavam consumindo mais do que 3 energéticos de uma vez ou também misturando com álcool.

Embora possa precisar ter atenção sobre usar energéticos se tiver histórico de doença cardíaca, consumir ocasionalmente e em quantidades razoáveis é improvável de causar problemas cardíacos em adultos saudáveis sem histórico de doença cardíaca. Vale destacar que algumas variedades são cheias de açúcar, e misturar energéticos e álcool tem sérios riscos para saúde.

Qualquer Um Deve Beber Energéticos? Quanto É Muito?

A maioria das preocupações de saúde envolvendo energéticos centra em seu teor de cafeína. Importante, é geralmente recomendado que adultos consumam não mais do que 400 mg de cafeína por dia. Energéticos normalmente apenas contêm em torno de 80 mg de cafeína por 237 ml, que é muito próximo de uma xícara média de café.

O problema é que muitas bebidas energéticas são vendidas em recipientes maiores do que 237 ml. Além disso, alguns contêm mais cafeína. No topo disso, vários energéticos também contêm extratos de erva como guaraná, uma fonte natural de cafeína que contém em torno de 40 mg de cafeína por grama.

Os fabricantes de energético não são exigidos a incluir isso no teor de cafeína listado no rótulo, ou seja, o teor de cafeína total de muitas bebidas pode ser drasticamente subestimado. A depender do tipo e tamanho do energético que consome, não é difícil exceder a quantidade recomendada de cafeína se consumir vários energéticos em um dia.

Embora ocasionalmente bebendo um energético é improvável de causar qualquer dano, é provavelmente melhor evitar consumir energéticos como parte da rotina diária. Se decidir consumir energéticos, limita-los para não mais do que 473 ml de energético padrão por dia e tentar limitar todas as outras bebidas cafeinadas para evitar ingestão excessiva de cafeína. Mulheres amamentando e grávidas, crianças e adolescentes devem evitar energéticos.

Back To Top