Tendinopatia é um termo genérico para um ferimento no tendão devido ao uso exagerado. Tendões são tecidos conectivos fibrosos pelo corpo todo que conectam ossos aos músculos. Tendões são mais propensos ao ferimento do que músculos quando alguém os sobrecarrega, já que tendões têm menos vasos sanguíneos. E também levam mais tempo para curar do que outro tecido corporal.
Segundo uma análise de 2017, ferimentos do tendão contam por 50% dos ferimentos em esporte. A pesquisa diz que as áreas mais comuns de ferimento do tendão podem incluir o seguinte:
- Ombro.
- Cotovelo.
- Rótula.
- Nádegas.
- Calcanhar.
Aqui a tendinopatia é examinada e seus sintomas e causas. Além de entender como difere da tendinite e o tratamento potencial e métodos de prevenção.
Sintomas da Tendinopatia
Alguém com tendinopatia pode vivenciar o seguinte em um ou mais de seus tendões:
- Dor.
- Inchaço.
- Rigidez.
- Mobilidade limitada.
- Flexibilidade reduzida.
- Tendão engrossando.
- Fraqueza.
- Tendão que parece quente ao toque.
Alguém que tenha tendinopatia pode ter problemas com exercício e outras atividades físicas.
Como Tendinopatia Difere de Tendinite?
A tendinopatia é o termo geral para qualquer ferimento a um tendão seguindo o uso exagerado. No entanto, tendinite é um termo a descrever inflamação do tendão. Os sintomas podem ser os mesmos como tendinopatia, incluindo dor, inchaço, e rigidez do tendão. Um relatório médico chama pelo fim do termo tendinite, conforme as pessoas frequentemente confundem isso com tendinopatia.
O mesmo relatório afirma que a degeneração dos tendões e recorrência do ferimento de tendão é chamado tendinopatia ao invés de tendinite. Os especialistas dizem que tendinopatia pode levar mais tempo para curar do que tendinite.
Causas
A sobrecarga é geralmente a causa de tendinopatia. Algumas outras causas podem incluir:
- Deposição de cálcio nos tendões, também conhecido como tendinopatia calcificada.
- Desenvolvimento de esporão ósseo.
- Excesso de saltos ou corrida.
- Exercitar em superfícies duras.
- Segurar equipamento de esporte de forma incorreta ou usar equipamento não adequado.
- Levantar pesos pesados.
- Não aquecer antes de exercício ou levantamento.
- Atividade física intensa, especialmente se for repetitiva.
- Falhar em permitir tempo de recuperação.
- Malhar no frio.
- Ter obesidade ou sobrepeso.
- Ter pés chatos ou pernas arqueadas, que causa tensão nos tendões.
Tratamento e Controle
A pessoa pode geralmente tratar os sintomas de tendinopatia por si. O tempo de cura varia entre as pessoas e pode levar algo de alguns dias para 12 semanas. Mas, alguém pode precisar de tratamento médico por ferimentos de tendinopatia recorrentes ou dolorosos.
Remédios Caseiros
Alguns dos remédios caseiros para controle dos sintomas de tendinopatia são:
- Repouso – A pessoa deve descansar o tendão e elevá-lo se possível. E deve também parar a atividade que causou o ferimento. As pessoas não devem tentar continuar através da dor conforme isso pode retardar o processo de cura.
- Terapia de gelo – Regularmente aplicar gelo na área pode ajudar a acelerar a cura. A pesquisa em animais sugere que gelo e terapia fria é eficiente no tratamento do controle da dor.
- Alongamento – Deve perguntar ao médico ou fisioterapeuta por exercícios de alongamento que podem ajudar a controlar tendinopatia. E deve seguir de acordo com as instruções para evitar mais dano ao tendão.
- Drogas anti-inflamatórias – Para ajudar a controlar a dor, pode tomar drogas anti-inflamatórias. Exemplos destas incluem ibuprofeno, aspirina, e naproxeno sódico.
Tratamento Médico
Algumas das seguintes intervenções médicas podem ser necessárias para casos severos de tendinopatia:
- Injeções de corticosteroide – Um médico pode sugerir injetar no tendão um tratamento corticosteroide para diminuir a dor. No entanto, uma análise de 2016 indica que o tratamento de corticosteroide não funciona para todos.
- Fisioterapia – Alguém pode exigir uma referência a um fisioterapeuta. Aqui, aprenderá exercícios e alongamentos para ajudar a melhorar os sintomas e encorajar a recuperação.
- Cirurgia – Em casos severos, tendinopatia pode precisar de cirurgia para reparar o tendão. Isso geralmente apenas ocorre após alguém ter esgotado todas as outras opções de tratamento. Um médico pode oferecer cirurgia se outros métodos não melhoram os sintomas. Uma análise sistemática de 2019 encoraja profissionais médicos a persistir com tratamento de exercício por ao menos 1 ano antes de considerar cirurgia para tendinopatia.
Prevenção
Uma pessoa pode ajudar a prevenir tendinopatia por:
- Aquecer e resfriar antes da atividade física.
- Tentar alcançar ou manter um peso moderado.
- Usar técnicas e equipamento apropriado esportivo.
- Usar calçados de apoio e apropriados.
- Participar de várias atividades físicas para diminuir o risco de ferimento repetitivo.
- Usar palmilhas de apoio se tiver pernas arqueadas ou pés chatos.
Quando Visitar o Médico?
A pessoa deve tentar alguns remédios caseiros para tendinopatia antes de consultar o médico. No entanto, deve buscar orientação médica se a dor e inchaço não melhoram dentro de alguns dias. Além disso, se o ferimento do tendão é recorrente, deve falar com o médico.
Tendinopatia é um ferimento controlável e geralmente é curável. Alguém pode tentar descansar a área e usar terapia de frio quando um ferimento ocorre. De modo alternativo, deve buscar atenção médica se a dor não desaparece ou fica retornando.