10 Doenças Comuns na Infância e os Tratamentos

Todas as crianças merecem cuidado médico de alta qualidade. Como pais, é importante estar ciente dos tratamentos mais avançados, assim pode ter certeza que o filho está obtendo o melhor cuidado possível. A informação seguinte de AAP, American Academy of Pediatrics, lista algumas das doenças mais comuns da infância e seus tratamentos aprovados.

Os tratamentos discutidos aqui são com base em evidência científica e melhores práticas. Porém, pode haver razões explicando o pediatra ter diferentes recomendações para a criança, especialmente se ela tem uma condição médica em andamento ou alergia.

O pediatra vai discutir quaisquer variações no tratamento com os pais. Se tiver alguma pergunta sobre o cuidado apropriado para a criança, discutir com o pediatra. São as doenças:

  • Dor de garganta.
  • Dor no ouvido.
  • Infecção do trato urinário.
  • Infecção da pele.
  • Bronquite.
  • Bronquiolite.
  • Dor.
  • Resfriado comum.
  • Sinusite bacteriana.
  • Tosse.

Dor de Garganta

  • Dor de garganta é comum em crianças e pode ser dolorosa. Porém, a dor na garganta que é causada por um vírus não precisa de antibióticos. Nestes casos, nenhum remédio específico é exigido, e a criança deve melhorar em 7 a 10 dias. Em outros casos, a dor de garganta poderia ser causada por uma infecção chamada estreptocócica.
  • Infecção da garganta não pode ser precisamente diagnosticada por apenas olhar para a garganta. Um exame de laboratório ou exame rápido, que inclui um cotonete rápido da garganta, é necessário a confirmar o diagnóstico da infecção. Se positivo para estreptococo, o pediatra vai prescrever um antibiótico. É muito importante que a criança tome o antibiótico pelo curso total, como prescrito, até se os sintomas melhorarem ou desaparecerem. Os remédios esteroides, como prednisona, não são um tratamento adequado para a maioria dos casos de dor de garganta.
  • Bebês e crianças raramente têm infecção da garganta, mas são mais prováveis de ser infectados por bactéria estreptococo se estão em cuidado infantil ou se um irmão mais velho tem a doença. Embora estreptococo espalhe principalmente através de tosses e espirros, a criança pode também pegar por tocar um brinquedo que uma criança infectada tenha brincado.

Dor no Ouvido

  • A dor no ouvido é comum em crianças e pode ter muitas causas – incluindo infecção do ouvido, otite média, ouvido de nadador (infecção da pele no canal do ouvido), pressão de um resfriado ou infecção do seio, dor de dente irradiando para cima na mandíbula ao ouvido, e outros. Para dizer a diferença, o pediatra vai precisar examinar o ouvido da criança. Na realidade, um exame no consultório é ainda a melhor forma de o pediatra fazer um diagnóstico preciso. Se a dor da criança for acompanhada por febre alta, envolver ambos os ouvidos, ou se a criança tiver outros sinais de doença, o pediatra pode decidir que um antibiótico é o melhor tratamento.
  • Amoxicilina é o antibiótico preferido para infecções do ouvido médio – exceto quando há uma alergia para penicilina ou infecções crônicas ou recorrentes.
  • Muitas infecções de ouvido são causadas por vírus e não demandam antibióticos. Se o pediatra suspeita que a infecção da criança possa ser de um vírus, ele vai falar com o pai sobre as melhores maneiras de ajudar a aliviar a dor de ouvido da criança até que o vírus siga seu curso.

Infecção do Trato Urinário

  • As infecções da bexiga, também chamadas de infecções do trato urinário ou UTIs, ocorrem quando a bactéria acumula no trato urinário. Uma UTI pode ser encontrada em crianças da infância através dos anos de adolescência e na vida adulta. Sintomas de UTI incluem dor ou queimação ao urinar, a necessidade de urinar com frequência ou urgência, urinar na cama ou acidentes pela criança que sabe usar o banheiro, dor abdominal, ou dor lateral ou nas costas.
  • O médico da criança vai precisar de uma amostra de urina para exame por UTI antes de determinar o tratamento. O médico pode ajustar o tratamento a depender de qual bactéria é encontrada na urina da criança.

Infecção da Pele

  • Na maioria das crianças com infecções de pele, um teste de pele pode ser necessário para determinar o tratamento melhor. Falar ao médico se a criança tem histórico de MRSA, infecção de estafilococo, ou outra bactéria resistente ou se a criança foi exposta a outros membros da família ou contatos com bactéria resistente.

Bronquite

  • A bronquite crônica é uma infecção das vias aéreas maiores, mais centrais nos pulmões e é mais frequente vista em adultos. Muitas vezes a palavra “bronquite” é usada para descrever um vírus do peito e não demanda antibióticos.

Se Sintomas Mudarem

Ocasionalmente, as infecções leves, virais ou bacterianas, podem desenvolver em infecções mais graves. Contatar o pediatra se a doença da criança parece mudar, piorar, não desaparecer após alguns dias, ou se estiver preocupado sobre qualquer novo sintoma que desenvolva. Se a doença da criança piorou, ou se ela desenvolve complicações, o pediatra pode recomendar um novo tratamento.

Back To Top