Obesidade – Sintomas, Causas e Tratamento

Médicos definem obesidade como doença crônica, de longa duração, que resulta quando tem gordura corporal excessiva que coloca a saúde em risco. É uma condição complicada, e é sobre muito mais do que o número na balança. Carregar peso extra afeta a forma que o corpo trabalha. Estas mudanças influenciam quase todo sistema no corpo.

E contribuem para doenças como doença cardíaca, diabetes e câncer. Obesidade é um problema crescente em muitas áreas do mundo. Segundo Organização Mundial de Saúde, mais de 4 milhões de pessoas morrem a cada ano devido à obesidade ou sobrepeso.

Sintomas da Obesidade

Médicos tradicionalmente usaram índice de massa corporal como ferramenta para determinar se alguém está com sobrepeso ou obeso. Este índice é um cálculo que compara o peso com a altura. E o índice de 30 ou mais está na categoria de obeso. Se o índice for de 25 a 29.9, o peso é classificado como sobrepeso, mas não obeso.

Medir a circunferência é outra forma de verificar o risco para condições relacionadas com peso. Um tamanho de circunferência superior a 102 cm para homens ou 8 cm para mulheres é considerado alto. Alguns sintomas cotidianos que pode ter com obesidade incluem:

  • Cansaço.
  • Dor na articulação.
  • Ronco.
  • Ficar com falta de ar facilmente.
  • Dificuldade ao fazer atividades físicas.

Tipos de Obesidade

Médicos dividem obesidade em 3 classes:

  • Classe I – Está nesta categoria se o índice for entre 30 e 35.
  • Classe II – Pessoas nesta categoria têm um índice entre 35 e 40.
  • Classe III – Nesta categoria, o índice é de 40 ou acima.

Obesidade Mórbida

Pode ter ouvido o termo “obesidade mórbida” para referir à obesidade que é provável de colocar ameaças sérias para a saúde. Médicos antes costumavam usar esta frase para descrever o que eles agora chamam de obesidade de classe III.

Causas da Obesidade

Muitas coisas contribuem para obesidade, incluindo genes, padrões alimentares, e quanta atividade faz. Hormônios e emoções desempenham um papel também. Algumas doenças e alguns remédios podem também levar ao ganho de peso. Outras coisas que podem estar envolvidas incluem:

  • Viver em áreas onde o alimento saudável e locais seguros para exercitar não são facilmente disponíveis.
  • Trabalhos que exigem sentar-se por longos períodos de tempo.
  • Preferências culturais e familiares para certos alimentos.
  • Propaganda que fazem do alimento rico em calorias visto mais atrativo.

Tratamento para Obesidade

Há muitos tratamentos para emagrecimento que podem fazer grande diferença para saúde e como sente. Mesmo uma redução pequena no peso beneficia a saúde. Não importa qual tipo de tratamento ou programa usa, superar a obesidade vai demandar mudar os hábitos de alimentação e exercício. O médico pode ajudar a determinar qual método pode ser melhor para si.

Pode começar com um programa de exercício e emagrecimento supervisionado. Pedir ao médico para ajudar a determinar objetivos pessoais e referir a outros profissionais que podem ajudar.

Por exemplo, um nutricionista pode trabalhar para desenvolver um plano para nutrição saudável, e fisioterapeuta ou trainer pode ajudar a se movimentar mais. Um especialista em emagrecimento ou medicina bariátrica pode também ser parte da equipe de cuidado de saúde.

Vai desejar seguir por processo estável ao longo do tempo e fazer mudanças no estilo de vida que funcionam para si na longa jornada. Desta forma pode começar a perder peso, sentir melhor, e manter longe o peso.

Remédios para Obesidade

Junto com mudanças no estilo de vida, o médico pode recomendar remédios de prescrição que reduzem o apetite, ajudar a sentir saciedade com menos alimento, ou ajudar a emagrecer de outras formas. Manter em mente que estas drogas podem não funcionar para todos, e pode ganhar novamente o peso quando parar de toma-los.

Procedimentos e Cirurgias para Obesidade

Estes procedimentos mudam o sistema digestivo para limitar quanto alimento é capaz de comer ou quantas calorias o corpo pode absorver. Alguns também afetam hormônios que desempenham um papel na fome e metabolismo.

Estes procedimentos podem não apenas ajudar com emagrecimento, mas também melhorar as condições relacionadas com peso como diabetes tipo 2 e doença cardíaca. Se fizer um deles, vai ainda precisar adotar mudanças no estilo de vida saudáveis.

Procedimentos não cirúrgicos incluem gastoplastia endoscópica vertical, e balão intragástrico. Se tiver obesidade de classe 3, pode ser capaz de fazer cirurgia de emagrecimento, bariátrica. Estas cirurgias incluem faixa gástrica, bypass gástrico, manga gástrica, e duodenal switch.

Terapia para Obesidade

A terapia comportamental cognitiva ensina mudanças comportamentais que podem levar ao emagrecimento, como encontrar formas não alimentares de se recompensar ou lidar com emoções negativas. E pode também ajudar a aprender técnicas para reduzir estresse, que muitas vezes contribui para comer exageradamente.

Tratamentos Alternativos para Obesidade

Pode comprar muitos tipos de ervas e suplementos que afirmam ajudar com emagrecimento. Mas há pouca evidência científica que qualquer um deles é eficiente. Alguma pesquisa descobriu que acupuntura ou acupressão poderiam ter um efeito pequeno sobre o peso.

Estas técnicas estimulam certos pontos no corpo para tentar melhorar níveis de serotonina, um químico envolvido em humor, emoções e apetite. Há alguma evidência que hipnose pode ajudar com emagrecimento, especialmente quando usado junto com terapia, dieta e exercício. Mas nem toda pesquisa nesta técnica mostrou os mesmos resultados.

Back To Top